eNPS: o termómetro da satisfação dos colaboradores
22/10/2024
Quer saber se os colaboradores estão felizes e dispostos a recomendar a sua empresa? O eNPS dá-lhe a resposta, de forma fácil e rápida!
Neste artigo vamos explicar o que é e como calcular o Employee Net Promoter Score, mostrar como implementar esta métrica estratégica de RH de forma eficaz… e aumentar o bem-estar e satisfação dos trabalhadores!
Neste artigo vamos falar sobre:
- O que é o NPS?
- Como calcular
- Principais vantagens
- Como implementar
- Como melhorar o Employee Net Promoter Score?
O que é o eNPS?
O eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma métrica que avalia o grau de satisfação dos colaboradores de uma empresa, com base na probabilidade de a recomendarem como um bom local para trabalhar. Trata-se de uma variante do NPS (Net Promoter Score), normalmente utilizado para avaliar a fidelização dos clientes.
Como funciona o eNPS?
O eNPS funciona através de uma pergunta simples: "Numa escala de 0 a 10, recomendaria a nossa empresa como um bom local para trabalhar?"Depois de responderem a esta pergunta, os colaboradores são categorizados em três grandes grupos:
- Promotores (avaliação entre 9 e 10): colaboradores satisfeitos e leais, que recomendariam a empresa a um amigo.
- Neutros (avaliação entre 7 e 8): colaboradores satisfeitos, mas não empenhados ou entusiasmados.
- Detratores (avaliação entre 0 e 6): colaboradores insatisfeitos e desmotivados, com maior probabilidade de não recomendarem a empresa.
Além da opinião a respeito da empresa, pode incluir outras perguntas para avaliar a liderança e o serviço/produto, por exemplo. Também pode incluir perguntas abertas para perceber o que motivou o colaborador a dar determinada resposta na pergunta central.
Como calcular o eNPS?
Para o cálculo deve começar por obter a percentagem de promotores (colaboradores que podem difundir uma imagem positiva da empresa) e a percentagem de detratores (colaboradores que podem difundir uma imagem negativa). Os neutros não são incluídos no cálculo porque não afetam diretamente a pontuação.
Percentagem de promotores = (número promotores / total de respostas) × 100Percentagem de detratores = (número detratores / total de respostas) × 100 |
Por fim, deve aplicar a fórmula do eNPS para obter o resultado:
eNPS = % promotores - % detratores |
Por exemplo, se 60% dos inquiridos são promotores e 20% são detratores, o eNPS seria 40 (60% – 20%).
O que é considerado um eNPS positivo?
O resultado do eNPS pode variar do -100 ao 100, pelo que um valor acima dos 30 já é considerado aceitável, de acordo com a tabela:
Pontuações negativas | revelam um elevado grau de insatisfação com a cultura e a gestão da empresa. |
0-10 | pontuação aceitável, com uma percentagem equilibrada entre promotores e detratores. |
10-30 | pontuação boa que evidencia a satisfação dos colaboradores em todos os setores. |
30-50 | pontuação muito boa que traduz um sentimento positivo dos colaboradores em relação à empresa. |
Acima de 50 | pontuação excelente que mostra a experiência excecional dos colaboradores. |
No entanto, mais importante do que obter uma boa pontuação no Employee Net Promoter Score, é manter ou melhorar o eNPS ao longo do tempo e complementar o resultado com uma análise qualitativa para compreender as razões por detrás das pontuações obtidas.
Quais são as principais vantagens do eNPS?
É claro que um dos grandes benefícios é saber o grau de satisfação dos colaboradores, mas existem outras vantagens:
Simplicidade
O Employee Net Promoter Score é fácil de aplicar e entender, com apenas uma pergunta central que permite obter informações valiosas a respeito da satisfação dos trabalhadores.
Rapidez
O eNPS supõe uma recolha e análise de dados rápida, o que possibilita uma tomada de decisão imediata.
Confiança
Como a análise do eNPS e satisfação dos colaboradores é feita de modo anónimo, o feedback é confiável e o trabalhador também se sente mais seguro.
Identificação de problemas
Tendo em conta a importância da medição da satisfação dos colaboradores, o eNPS ajuda a compreender os problemas que devem ser corrigidos ou melhorados para garantir o bem-estar e produtividade dos trabalhadores.
Monitorização contínua
Este instrumento também facilita a medição regular da satisfação e lealdade dos colaboradores ao longo do tempo, se for aplicado periodicamente.
Implementação de melhorias
Por fim, o eNPS abre portas à implementação de melhorias antes que a insatisfação se intensifique, já que mais do que um instrumento para avaliar a satisfação dos colaboradores, o eNPS é uma métrica estratégica de RH que permite o desenvolvimento de ações para reter talentos e fortalecer o capital humano, transformando colaboradores em verdadeiros promotores da marca.
Como implementar o eNPS?
Se seguir o nosso passo a passo para aplicar o eNPS na sua empresa e obter insights valiosos, consegue identificar áreas de melhoria e criar um ambiente de trabalho mais envolvente e mais produtivo:
1. Entenda a importância da satisfação dos colaboradores
Colaboradores satisfeitos e leais são mais produtivos e por isso, contribuem para o crescimento do negócio.
2. Faça a pergunta central
Prepare a pergunta central, por exemplo: "Numa escala de 0 a 10, com que probabilidade recomendaria a nossa empresa como um bom local para trabalhar?"
Se desejar, inclua perguntas adicionais abertas para entender o motivo da classificação, como: "O que mais gosta na empresa?" ou "O que mudaria na empresa?"
3. Escolha uma ferramenta de pesquisa
Use uma ferramenta própria para enviar e recolher as respostas do inquérito de satisfação, como o Google Forms, SurveyMonkey ou outro software específico de RH.
4. Garanta o anonimato
Lembre-se que o processo deve ser confidencial para incentivar respostas honestas.
5. Calcule o eNPS
Depois de recolher as respostas, categorize os colaboradores e subtraia a percentagem de detratores da percentagem de promotores para obter o eNPS, utilizando a fórmula:
eNPS% = promotores% - detratores% |
6. Analise as respostas qualitativas
Reveja os comentários abertos para identificar tendências, áreas de satisfação e pontos de melhoria.
7. Partilhe os resultados
Comunique os resultados de forma transparente, mostrando o que foi identificado e quais serão os próximos passos.Atue com base nos resultadosDesenvolva ações para melhorar as áreas críticas e reforçar os pontos fortes.
8. Determine a frequência
Decida se a pesquisa será feita trimestralmente, semestralmente ou anualmente.MonitorizeGaranta o acompanhamento contínuo, monitorizando o eNPS regularmente.
Como melhorar o Employee Net Promoter Score?
O eNPS foi baixo? Há diversas estratégias que podem ser implementadas para o melhorar, nomeadamente oferecer benefícios competitivos aos colaboradores, como cartão de refeição, cheque creche e seguro de saúde. Além disso, pode investir na formação contínua e fomentar a comunicação interna, incentivando um diálogo aberto e transparente, e fortalecendo a confiança e o envolvimento da equipa.
Como é que políticas de benefícios, como cartões refeição, podem ter um impacto positivo?
Políticas de benefícios, como cartões refeição, seguros de saúde e cheques creche, podem impactar positivamente porque aumentam a satisfação, bem-estar financeiro e qualidade de vida dos colaboradores. Ao mesmo tempo, melhoram a motivação e empenho, e isso promove a lealdade, fazendo com que os colaboradores tenham mais probabilidades de recomendar a empresa.
Invista na felicidade da sua equipa e veja o eNPS subir! Implemente benefícios como cartão refeição, e promova um ambiente de trabalho mais positivo e melhore a pontuação.