como construir um programa de estágio

Como criar um programa de estágio na sua empresa

17/05/2024

Se há algo que impulsiona uma empresa, é a sua capacidade de investir não apenas em tecnologia, mas também em talentos. Nesse contexto, os programas de estágio são uma oportunidade de transformação. Afinal, alguém tem de abrir a porta à próxima geração de líderes, não é verdade?

É por isso que deve conhecer o conceito, as regras, as vantagens e as etapas de implementação de um programa de estágio na sua empresa que mostre a sinergia vibrante entre o conhecimento académico e a prática empresarial.

Neste artigo vamos falar sobre:

O que é um programa de estágio?

Um programa de estágio é uma iniciativa organizada por uma empresa que compreende um conjunto de atividades exercidas em ambiente corporativo, capazes de ajudar o estagiário/estudante a completar a sua formação profissional, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, em ambiente de trabalho real.

 

 

Como funciona um programa de estágio?

Basicamente, um programa de estágio funciona através da integração de estudantes ou recém-formados numa empresa, onde podem realizar tarefas específicas relacionadas com a sua área de estudo e sob supervisão, de forma a adquirirem experiência prática e começarem a desenvolver habilidades profissionais. Porém, para alcançar o sucesso, o programa de estágio deve ser bem estruturado, ou seja, responder a um plano com todas as etapas do processo descritas, desde a contratação até ao desempenho dos estagiários do primeiro ao último dia.

 

 

Porque deve criar um programa de estágio na sua empresa?

É o tipo de contratação mais barata? Sim, é verdade, mas não é por isso que deve criar um programa de estágio na sua empresa. Este tipo de iniciativa é importante para incluir na sua equipa de trabalho, jovens que estão na reta final dos seus estudos e que trazem bastantes conhecimentos teóricos, além de energia e boa-disposição!

 

Vantagens para as empresas

  • Recrutamento de talentos

Os estágios permitem às empresas identificar e recrutar colaboradores promissores (os chamados “diamantes brutos”) para futuras contratações a tempo integral.

  • Mão de obra acessível

Estágios profissionais têm um custo menor do que aquele que a empresa teria se, em vez de estagiários, contratasse colaboradores experientes.

  • Qualidade, renovação e inovação

Os estagiários, normalmente, trazem novas ideias, competências e abordagens para os desafios enfrentados pela empresa.

  • Aumento da produtividade

Quando geridos de forma adequada, contribuem para um aumento da eficiência e produtividade, proporcionando uma força de trabalho adicional para projetos específicos.

  • Reforço da cultura empresarial

Ao ensinar o estagiário, a empresa revê e reforça as suas políticas internas e cultura organizacional.

 

 

Vantagens para os estagiários

  • Experiência prática

Os estágios profissionais oferecem aos estagiários a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido na escola ou universidade num ambiente de trabalho real.

  • Desenvolvimento de habilidades

Os estágios em empresas também permitem que os estagiários desenvolvam habilidades práticas e técnicas relevantes para as suas áreas de estudo e projetos de carreira.

  • Networking

Durante os estágios, os jovens têm a possibilidade de conhecer profissionais da área e construir uma rede de contactos valiosa, que pode ser útil no futuro em termos de oportunidades de emprego e orientação profissional.

  • Possibilidade de contratação

Muitos estágios culminam em ofertas de emprego a tempo inteiro, proporcionando aos estagiários uma transição suave para o mercado de trabalho após a conclusão dos estudos.

 

Como desenvolver um programa de estágios na sua empresa?

Já não tem dúvidas a respeito das vantagens dos estágios, mas não sabe como desenvolver um programa de estágios na sua empresa? Basta seguir este passo a passo:

 

1. Considere as razões pelas quais a sua empresa precisa de estagiários

Admitir estagiários só porque sim, não é opção. Antes de contratar, deve identificar os motivos pelos quais quer abrir as portas a estagiários. Por exemplo, pode precisar de estagiários para aliviar a carga de trabalho da sua equipa, para introduzir novas ideias e abordagens ou para avaliar competências antes de avançar para uma contratação a tempo inteiro. 

 

2. Conheça as regras dos estágios em Portugal

Em Portugal, qualquer entidade empregadora pode promover estágios profissionais, mas sempre em conformidade com o Decreto-Lei n.º 66/2011

É claro que pode deixar a leitura da legislação na íntegra para o departamento de Recursos Humanos, mas tome nota do seguinte:

  • A realização de estágio é precedida pela celebração de um contrato escrito entre o estagiário e a entidade promotora, onde, entre outras informações, deve constar: a área em que o estágio se desenvolve, as funções ou tarefas atribuídas ao estagiário e o local e período de duração das atividades de estágio.
  • Os estágios não podem durar mais de 12 meses, exceto estágios obrigatórios para o exercício de uma profissão.
  • A entidade promotora do estágio deve designar um orientador de estágio, que não pode acompanhar mais de três estagiários.
  • Os estágios têm obrigatoriamente de ter seguro de acidentes de trabalho contratado pela entidade promotora.
  • A empresa também deve proceder ao pagamento de subsídio de refeição, igual ao dos seus colaboradores, ou fornecer refeição ao estagiário.

     

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  • Durante o estágio, a entidade promotora vai pagar ao estagiário um subsídio mensal de estágio, cujo valor não pode ser inferior ao valor correspondente ao indexante dos apoios sociais (IAS) -  509,26€ em 2024, instituído pela Lei n.º 53-B/2006, alterada pelo Decreto-Lei n.º 323/2009 e pelas leis 3-B/2010 e 55-A/2010

 

Mas qual é o valor do subsídio de estágio?

Depende do nível de qualificação do estagiário. Regra geral, aplica-se 1 IAS para estagiários que não têm nível de qualificação ou têm o nível 1 e 2, e neste caso o valor corresponde a 509,26€, sendo que a fasquia sobe consoante as qualificações dos candidatos, podendo ir até ao nível 8 que corresponde a 2,4 IAS.

 

E podem-se oferecer estágios não remunerados?

Podem, mas os estágios não remunerados (também chamados de estágios de curta duração) não podem ultrapassar os 3 meses, e mesmo assim a lei obriga à celebração de um contrato. Em qualquer dos casos – estágio não remunerado e estágio remunerado - o estagiário deve ser inscrito na Segurança Social. 

 

3. Conheça os principais tipos de estágios

É importante conhecer os principais tipos de estágios para escolher a modalidade que melhor se ajusta às necessidades da sua empresa:

  • Estágios curriculares preparados pelas instituições de ensino e que não pressupõem remuneração;
  • Estágios extracurriculares, de iniciativa privada e com duração e remuneração negociada entre as partes;
  • Estágios de ordens profissionais que facultam credenciais como entrada na Ordem dos Advogados, Engenheiros e Arquitetos.
  • Estágios profissionais remunerados e apoiados pelo governo, conhecidos como estágios IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) ou Estágios Ativar.pt

Este tipo de estágio profissional IEFP têm uma duração de 9 meses e foca-se na inserção de jovens no mercado de trabalho ou na reconversão profissional de desempregados. Aqui existe uma comparticipação financeira do IEFP para a empresa contratante (65% ou 80% da bolsa de estágio) baseada na modalidade de custos unitários, por mês e por estágio.

 

4. Identifique o perfil desejado

Identifique o perfil de estagiário que a sua empresa procura, ou seja, o tipo de pessoa com a formação teórica, académica ou profissional ideal para desenvolver as tarefas atribuídas.  

 

5. Escolha um orientador

É essencial e obrigatório definir um mentor que acompanhe o estagiário ao longo do tempo e a quem o estagiário possa pedir orientações sempre que necessário.

 

6. Elabore um plano de integração e avaliação

Elabore um plano de integração que verse a apresentação gradual do estagiário aos colaboradores da sua empresa e informe-o sobre a cultura empresarial, a equipa e as tarefas atribuídas. A par, elabore também um plano de avaliação que reflita as competências e conhecimentos que pretende que o estagiário adquira até ao final do estágio, bem como a forma como vai acompanhar os seus progressos. 

 

7. Valorize o estagiário

Aquela visão antiquada de que o estagiário não tem grandes responsabilidades e pode encarregar-se de servir os cafés e tirar fotocópias, está ultrapassada! O estagiário é um profissional em formação com muito potencial, que deve ser valorizado e incentivado a partilhar ideias e soluções. 

Se a sua empresa já tem cartão refeição, seguro de saúde, subsídio de transporte e vale creche, o que está à espera para oferecer também oportunidades de aprendizagem? Mas é importante lembrar que criar um programa de estágios vai muito além de seguir etapas. É sobre alimentar uma cultura de crescimento e promover a satisfação e bem-estar dos colaboradores.

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